Estresse no trabalho: Conheça algumas estratégias pra lidar com ele

O estresse no trabalho nem sempre é ruim; pode ser um motivador para concluir tarefas de maneira rápida e eficaz. No entanto, quando o estresse se torna muito grande, pode afetar negativamente o desempenho no trabalho, a saúde mental e até interferir em sua vida pessoal, afetando amizades e vida familiar. Aqui estão algumas maneiras de reduzir o estresse no trabalho.

1. Identifique a causa.
Pode parecer simples, mas identificar as fontes de seu estresse pode ajudar. Alguns estressores comuns relacionados ao trabalho são: baixos salários, excesso de carga de trabalho, poucas oportunidades de crescimento ou avanço, trabalho desinteressante ou desafiador, falta de apoio social e falta de poder sobre sua carreira profissional.
Esses problemas têm efeitos colaterais negativos na saúde física e mental, a longo e curto prazo. Buscar o autoconhecimento com a ajuda de um Psicólogo pode facilitar com que você identifique os fatores que desencadeiam eventos estressantes e trabalha ativamente para encontrar maneiras melhores e mais saudáveis ​​de lidar.

2. Avalie seus hábitos de comunicação.
Depois de identificar o estresse relacionado ao trabalho, avalie a maneira como você está trabalhando e interagindo com seus colegas. Pequenas alterações em sua comunicação e estilo de trabalho podem estabelecer uma melhor conexão com as pessoas ao seu redor e diminuir a ansiedade. Socialize com seus colegas de trabalho. Você tem um relacionamento amigável com seus colegas ou se esconde atrás da tela do computador e evita o contato? Você não precisa ser uma borboleta social e participar do happy hour toda semana, mas conversar com seus colegas pode ajudá-lo a relaxar. Exponha assuntos interessantes e leves e comece uma conversa. Isso pode ser benéfico para a produtividade e a liberação de estresse.
Diga sim com mais frequência quando colegas de trabalho oferecem ajuda em um grande projeto ou estão dispostos a colaborar. Isso alivia alguma carga de trabalho e serve como redutor de estresse, e manter-se organizado e na tarefa permite um fluxo de trabalho mais produtivo.

3. Faça mais por você.
Sua rotina diária costuma ter um papel enorme nos seus níveis de estresse. Quebrar maus hábitos e forjar bons hábitos pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade durante o dia de trabalho. Aqui estão alguns exemplos:

-Agende pausas para o seu dia: “Dê um passeio, tome um café ou tome um tempo para sentar e almoçar”;
-Dedique tempo à atividade física, mental e emocional: Dieta saudável e exercícios regulares, juntamente com uma boa auto-imagem e práticas espirituais, podem prepará-lo para lidar com estresse com sucesso.
-Seja gentil com você: Quando estamos envolvidos em projetos e prazos indutores de estresse, pode ser difícil ver além deles. Até as tarefas de longo prazo terminam eventualmente, então você só precisa continuar e lembrar que os desafios que está enfrentando agora parecerão pequenos e insignificantes quando finalmente os superar.

Pode ser impossível erradicar todos os estressores do local de trabalho. Você pode até não querer fazer isso, pois um pouco de estresse pode ser saudável e encorajá-lo a cumprir os prazos e manter a cabeça erguida. Mas trabalhar para eliminar o estresse e tornar o local de trabalho mais saudável mudará a maneira como você vê seu trabalho.

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