A proatividade na Vida Profissional

A proatividade no trabalho está relacionada com a entrega de resultado, produtividade.

A proatividade é a capacidade de antecipar as adversidades, desenvolvendo soluções alternativas e/ou tomando iniciativa, seja na criação de novos projetos ou na organização de tarefas.

O proativo é mais dinâmico, assertivo e produtivo que os demais. Ele é comprometido e sabe da importância do seu trabalho e de sua colaboração para o sucesso do todo.

Algumas dicas para ser um profissional proativo.

  1. Invista no seu desenvolvimento. Estude, se especialize, participe de cursos. Mais bem preparado você se sentirá.
  2. Busque antecipar as necessidades realizando um planejamento do projeto afim de prever potenciais  problemas.
  3. Pense de maneira criativa, busque soluções alternativas.
  4. Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.
  5. Saiba definir o que é prioritário.
  6. Não deixe NADA para depois, mantenha uma agenda sempre a mão e coloque TUDO  anotado de forma clara e sempre atualizada.
  7. Seja flexível. Mostre-se sempre aberto às novidades e pronto para colocá-las em prática.

Vamos praticar?

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